logo

Caminhada chama a atenção para o combate à violência e abuso sexual contra crianças e adolescentes


Por Lissa Izabely | Assecom AIA

326 Acessos

Caminhada chama a atenção para o combate à violência e abuso sexual contra crianças e adolescentes

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), de Alto Araguaia realizou nesta quarta-feira (17) a tradicional caminhada de conscientização ao combate à violência e abuso sexual contra crianças e adolescentes. O ato chama a atenção da população para o papel coletivo de cuidar e proteger o público infanto-juvenil.

A ação faz parte da campanha Faça Bonito, que busca sensibilizar e orientar a sociedade, promover atividades de mobilização com foco na prevenção e divulgação do Disque Direitos Humanos – o Disque 100 - e também os canais de denúncias, como Conselho Tutelar e a Polícia Militar.

A coordenadora do CREAS Saratiely ressalta sobre a importância de denunciar os casos de violência e abusos ou exploração sexual das crianças e adolescentes. “Durante essas duas semanas já conseguimos bons resultados de adesão à campanha que além de orientar vem para mostrar que elas não estão sozinhas”, finalizou.

“As atividades desenvolvidas nas escolas como palestras visam instruir as crianças e adolescentes sobre o tema. Durante a ação conseguimos de forma positiva que é o envolvimento e participação dos alunos nas rodas de conversa com tira dúvidas além de algumas denúncias que foram feitas de forma anônima”, cita a psicóloga do CREAS Amanda Valério.

            O movimento contou com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Seads), junto do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), a equipe do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), o Conselho Tutelar e representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

MAIS AÇÃO - No dia nacional (18/05) às 13h30 terá o encerramento da campanha na Escola Estadual Plena Carlos Hugueney conscientizando os alunos e professores sobre a necessidade de combater o abuso, a exploração sexual e a violência. Na ocasião haverá palestra com o Promotor de Justiça Dr. Frederico César Batista Ribeiro, e apresentação de uma dança com a professora Ludimila, equipe do CREAS e Conselho Tutelar.